29/05/2020

A “ALMA” DAS FLORESTAS E OS ANIMAIS “ALMAS VIVENTES"

"Gazeta de Piracicaba" de 29.05.2020




A imprensa não tem se omitido em noticiar a predação da floresta Amazônica (*) como nunca se viu nessas proporções.

É que houve uma mudança de rumo, para pior, nestes últimos tempos, que tem revelado tolerância com essa prática criminosa provocada por grileiros e madeireiros ilegais que lá agem quase que livremente.

Esse tema para mim é de muita sensibilidade e, nestes tempos em que muitos se proclamam crentes em Deus tenho meditado muito, "religiosamente" sobre essa devastação deletéria cada vez mais impune que, se não defendida por interesses políticos radicais, muitos são os que se omitem como se aquele patrimônio “espiritual” pouco significasse para o futuro do planeta.

Volto-me ,
então, para o simbolismo do "Gênesis" bíblico, mas se simbólico o que relata da criação constitui-se, porém, grande lição a pensar.

Com efeito, no decorrer do milagre da criação, Deus seguiu esta ordem:


No terceiro dia:

11. E disse Deus. Produza a terra erva verde que dê semente, árvores frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a face a terra. E assim foi.


No quinto dia

25. E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e todo réptil da terra conforme, a sua espécie. E viu Deus que era bom.


No sexto dia:

27. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou: macho e fêmea os criou.

30. E todo o animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há a alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi.

De notar que o 
'verde' foi criado já no 3º dia; os animais, de "almas viventes", no quinto dia e o homem somente na 6º dia. Coube a ele, "dominar (presidir) sobre  os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre todo réptil que se move sobre a terra" (1.26).

Há nesses versículos todos um sentido de religiosidade profunda. O dominar ou presidir toda essa criação não significa devastar, destruir, desrespeitar. O verde como alimento foi destinado não só para o homem que viria depois, como para todos os animais de "alma vivente".

Na medida que esses milagres da criação são desrespeitados, sem reposição do que destruído, qualquer manifestação dita religiosa é hipócrita,
porque além do verde, florestas imensas que sabemos que temperam o clima há no seu entrelaçamento os animais e espécies que têm o direito de viver nos seus recantos mas que são vítimas da quebra de seu habitat ou mortos pelos incêndios ou pela predação humana implacável na devastação.

E na linguagem do dinheiro que prevalece, poucos os que se dão conta do significado dessas criações que vieram antes de nós, que sequer entendemos com o rigor que seria pensado mas que o simbolismo desses versículos do Gênesis nos levam a refletir.

A floresta tem sua “alma” e implora a preservação e os animais “almas viventes”. Merecem respeito e amor.

(*) Está sendo “liberada” a devastação, também, na Mata Atlântica


Nenhum comentário: