20/01/2026

OS "HUMANOIDES" CHEGAM NA PRODUÇÃO DE AUTOS (HYUNDAI)

 No tema da automação industrial, particularmente na indústria automobilística, pude acompanhar por anos trabalhando em algumas delas, a evolução e o uso de robõs nas linhas de montagem.

O meu "susto", já contei isso, foi na linha da Chrysler americana (Detroit, 1989) quando a automação era evidente com reduzido quadro de profissionais na montagem final dos carros.

Ora, eu vinha da espantosa VW de São Bernardo com um contigente beirando 40 mil funcionários.

Detroit foi um alerta ao que adviria.

Hoje, com a robótica, a fabrica de SBC da VW está reduzida a cerca de 9 mil funcionários! Não é fácil comparar esses números.

Lembro, nos meus tempos de Chrisler de São Bernardo e Santo André como era fácil contratar, digamos, trinta "práticos de produção", numa imagem exagerada, "serem chamados por um apito". Onde está essa gente toda hoje?









Mas, as coisas não param por aí. Em Las Vegasm informa a Hyundai que a partir de 2028, introduzirá "humanoides" nas suas fábricas que trabalharão ao lado de operários humanos (!?). 

Diz a notícia:

"A implementação será gradual. A partir de 2028, o robô fará tarefas de logística; em 2030, passará a montar componentes e, posteriormente, atuará em operações pesadas. É uma visão ambiciosa — e talvez otimista demais. No entanto, se metade do que foi prometido sair do papel, o chão de fábrica ganhará contornos belos e, ao mesmo tempo, assustadores de ficção científica".

E mais:

"O Atlas (nome do robô) foi concebido para trabalhar ao lado de humanos e é capaz de operar máquinas de forma autônoma. A Hyundai afirmou em Las Vegas que o humanoide realizará as atividades mais pesadas dentro das fábricas, mitigando o esforço físico dos operários". (Os humanoides podem carregar até 50 quilos). 

Os humanoides também serão introduzidos na fábrica de Piracicaba.

(Em "O Estado de São Paulo" de 14.01.2026).

Para quem acompanhou a evolução da automação por décadas, não vou duvidar de nada do que está sendo projetado pela Hyundai, mais ainda porque em paralelo se aperfeiçoa a Intelegência Artificial.

Se houver interesse da análise ampla desse tema acessem a longa crônica/artigo: 

OS ROBÔS E EU


NOTA DE DIVULGAÇÃO

OS "HUMANOIDES" CHEGAM NA PRODUÇÃO DE AUTOS (HYUNDAI)

 Hyundai comunica que inmplantará nas suas linhas de montagem no mundo (inclusive em sua fábrica em Piracicaba), a partir de 2028, humanoides, robôs que trabalharão ao lado de opérarios humanos, com capacidade de operar máquinas e com força para carregar peso de até 50 quilos. 

Para quem ao longo de décads acompanhou a evolução da automação da linha de montagem da industria automobillística, nada mais me surpreende.

Em outro longo artigo/crônica que escrevi, esse tema que me inspira foi traçado invocando mesmo a ficção.

Acessar: https://martinsmilton.blogspot.com/2026/01/os-humanoides-chegam-na-producao-de.html



Nenhum comentário: