24/09/2016

TEMPO, TEMPO, TEMPO...MAS, QUE TEMPO?



A idade em Marte

Há uma seita esotérica que informa que o tempo não existe. O exemplo nada científico dado para essa crença é que nos sonhos, nas denominadas viagens astrais, o indivíduo viaja milhares de quilômetros em fração de segundos, o que faria em dias, fosse uma viagem “física”.

Quanto a mim, que creio e vivi experiências dessas viagens, cheguei a gravar nome de rua em algum lugar para o qual me transportei. Acredite se quiser! 

Na minha idade não receio em revelar essas coisas.

Então, por causa disso, tenho por hábito dizer que “eu passei pelo tempo” e não que o tempo passou para mim.

Dou o motivo sem qualquer sofisticação, de modo simplório:

Movimento de translação (em volta do sol) da Terra e de Marte:
. Terra: 365 dias e 6 horas (dia de 23h56 minutos)
. Marte: 686,98 dias (dia de 24h37 minutos)

Imagino que se eu contasse 60 anos de idade, pelo movimento de translação de Marte que é quase o dobro da Terra, lá no planeta vermelho eu teria pouco mais de 31 anos.














[E quem disse que o marciano contaria o seu tempo de vida como nós contamos por aqui?]

Onde está o “tempo” universal nessa imensidão com incontáveis sois e planetas girando em torno deles nos desafiando a compreensão?

Que tempo é esse? Há tempo?

Tempo, tempo, tempo...


Islã e suas decorrências. Os misericordiosos, os 

impiedosos e os “infiéis”


A forma “Islã” é derivada do árabe “assalã”, que significa paz, harmonia, confraternização. Islã exprime, afinal, resignação à vontade de Deus.

Para o árabe muçulmano, a denominação de infiel é dada a todo indivíduo não-muçulmano, isto é, ao indivíduo que não aceita os dogmas do Islã e não segue a trilha do Alcorão, que é o Livro de Allah. (*)

Um muçulmano piedoso, sincero, quando se refere a um infiel (cristão, idolatra, pagão, judeu, agnóstico ou ateu), isto é, quando cita o nome de um servo de Allah que viveu no erro, nas trevas do pecado (depois da revelação do Alcorão), por não ter sido esclarecido pela fé muçulmana, acrescenta este apelo:

- Allah se compadeça desse infiel!

Ou recorre a esta fórmula, que é, igualmente, piedosa:

- Com ele (o infiel) a misericórdia de Allah!

Aceitam os muçulmanos, como dogma, que o infiel, depois da vitória do Islamismo, tendo vivido na heresia, longe da verdade, estará, fatalmente, depois da morte, condenado às penas eternas. É preciso, pois, implorar sempre para os infiéis (especialmente para os sábios), a clemência infinita de Allah, o Misericordioso. (**)

Temos que há vertentes do islamismo que não são misericordiosas, mas cruéis e que querem levar os infiéis (e até mesmo fieis) desde logo “às penas eternas” do modo mais doentio, hediondo. Há os fieis soberbos, certos de que o islamismo dominará o mundo ocidental a partir da Europa.

Já se disse, é e certo, que há muitos muçulmanos piedosos que vivem ou viveram ao lado de muçulmanos cruéis e se mantem silentes assumindo uma cumplicidade tácita (!).

Tempos, tempos, tempos.

(*) O Alcorão foi “sistematizado” entre 632 a 650 dC.











(**) Todo o texto em itálico foi extraído do livro “O Homem que calculava” de Malba Tahan (Edição de 2005 – Editora Record).


Essas coisas estranhas do não acordar

Um cochilo com a TV ligada.

De repente a sensação de que está meio acordado. Parece ver-se na sua frente a alguns passos. Muito estranho.
Bate palmas para retornar ao corpo relaxado na poltrona e acordar de vez. 

Não consegue.  Ouve com nitidez o som da televisão. Meio em pânico vai até o lavabo pensando em molhar as mãos e o rosto e acordar pelos efeitos da água fria.

Mira-se no espelho e seu rosto não aparece. Apenas uma luz tênue se espalha no espelho.

Pensa em ter aberto a torneira e aí acorda.

Concorda que essa experiência, já não é a primeira vez, tenha algo a ver com a passagem natural de plano, sem traumas, vivendo aquele momento de confusão e consciente entre um mundo e outro.

Só que nesse caso não mais acorda, mesmo vendo o corpo relaxado à sua frente. Não funcionará, então, o simbolismo da água fria.

E aí, de um jeito ou outro segue para outro plano deixando tudo para trás mesmo que não quisesse.


O afogado

Vamos aceitar que na morte por afogamento no Rio São Francisco do ator global todos os episódios que resultaram no evento trágico, relatados pela atriz que lhe fazia par nas gravações da novela, sejam verdadeiros, isto é, não houvera interpretações eventualmente distorcidas pelo pânico do momento.













O ator em franca ascensão, falecido, era professor de educação física, trapezista, de estatura acima da média e sabia nadar muito bem.

Ele tinha um lado de ator palhaço. Isso lhe dá um ponto a mais na arte de interpretar. Palhaço tenta a alegria.

Ambos entraram no rio e fora ele tragado pelas correntes. Houve tentativa de salvamento pela atriz que, perto dele, franzina, conseguira apoio numas rochas.

Por que ele não?

Revelara que o ator dizia que não estava conseguindo se mover. Ela viu por último o seu olhar. Da morte? Do apelo? Da angústia? A iminência do fim dos seus sonhos? Tudo numa fração de segundos.

Essas mortes excepcionais, de figuras diferenciadas, que repercutem num dado momento são sempre um lembrete a todos pela fragilidade do sopro e à soberba.

Porque nem ela, a soberba, se salva neste terreno de provações que caminhamos no dia a dia.

Tenho tido impressões sensoriais que colocam em questão essas relações improváveis entre o ser humano, a vida na Terra e o universo.

Na verdade, para essas sensações ocasionais não tenho sequer palavras para explanar com clareza.

Já escrevi deste modo mas sem representar com precisão o sentido superior disso tudo que me deixa perplexo de vez em quando:

“Não poucas vezes me questiono num exercício desafiador, qual o significado da espécie humana nessa visão de universo sem começo e sem fim. Para que servimos além de devastar o planeta em que vivemos?” (*)

(*) Do meu livro “Joana d’Art”












“Operações inimagináveis”

Em março de 2004, num jornal semanário no ABC, escrevi uma crônica sob esse título que teve como motivação o anúncio de um transplante de rosto, beneficiando uma jovem mulher americana que fora vítima de grave acidente de trânsito, com seu veículo incendiado causando graves lesões em sua face.

Dizia então constituir algo inimaginável, num dado momento, feito o transplante de rosto – e transplantes tais ocorreriam mais tarde e ocorrem – o paciente se olhar no espelho e ver mirado alguém “desconhecido”.

Para ilustrar esse suposto estado aflitivo que me ocorria então, fizera uma ilustração valendo-me do filme “O segundo rosto” (“Seconds”) de 1966 do diretor John Frankenheimer cujo enredo se refere a um homem descontente com sua vida insípida que decide se submeter a uma plástica sofisticada e radical e, na retirada da bandagem, surge um galã, Rock Hudson.

















Passado um tempo, esse personagem transformado constata que aquele “novo modelo” também não lhe dizia respeito e pretendera mudar de novo. 

Mas, ai seu fim é trágico porque a “Companhia” que patrocinara a cirurgia não haveria de concordar, até porque fora aquele resultado a sua “obra prima”.

Nesse quadro impressionante, das possibilidades possíveis – afinal, já são tantos os transplantes de órgãos -, concluía aquela crônica num estilo de ficção:
“Sem pretender fazer humor negro com a indagação que acho justa: será possível um dia, meio ao estilo de Frankenstein, transplantar a cabeça sã pertencente a um corpo debilitado, para um corpo são de doador falecido?”

E, pelas afirmações que colocavam essa possiblidade possível, então, arrematava:

"Que tempos, meus amigos, que tempos! Quem viver verá.”

E por que volto a esse tema tão impressionante?

Porque há um neurocirurgião italiano que já faz experiências nesse sentido com animais – um cachorro estaria sobrevivendo com cabeça transplantada – que anuncia para o ano que vem, o transplante de cabeça para um corpo são de um paciente russo, lúcido, cujo corpo degenera de modo irreversível.


Sem meditar sobre questões éticas e até religiosas, repito o que escrevi em 2004: 

Que tempos, meus amigos, que tempos! Quem viver verá.”

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