10/06/2024

CENAS DO COTIDIANO (VIII)

Temas:

1. Quando a esmola e muita... As ofertas do azeite Andorinha

2. Advocacia - 55 anos com o Direito. O que não devo?

3. Balão raspando o telhado - sábado de frio


1. QUANDO A ESMOLA É MUITA...











Já me referi a cenas de dúzia de dez ovos, bombons cujo fabricante confessa que reduziu o tamanho, copo de requeijão com tamanho menor, tudo para abusar da boa fé do consumidor, porque as medidas baixaram mas os preços continuaram iguais ou foram reajustados. (*)

Mas, eu quase entrei numa dessas. Eis que, há semanas, surgiu no fb garantido pelo timbre do "Mercado Livre" uma oferta excepcional de cinco garrafas de azeite de oliva Andorinha, tendo apresentador Global como "garantidor" pelo preço total de R$89,90.

Desde logo aderi porque a "oferta" seria de curto prazo.

Tudo certo, recebi o comprovante da compra e tudo o mais.

No dia seguinte, não consegui acessar a plataforma do "Mercado Livre", pelo que me despertou para o improvável, mas não para o impossível: a oferta era uma fraude e eu caí nela.

Aquela "se a esmola é muita..."

Cancelei a tempo o débito no cartão.

A situação grave nessa história é que nem o "Mercado Livre" e menos ainda o apresentador vieram a público para esclarecer essas "ofertas" que ainda continuam sendo divulgadas.

Quantos incautos entraram nessa fria e estão esperando o azeite? 

Bom que se diga que nestes tempos eletrônicos, há golpes muito mais sérios, fraudes, empréstimos falsos, chantagens...

2. ADVOCACIA - 55 ANOS COM O DIREITO

Estou em tempo de encerrar o trabalho na advocacia. Sinto um vazio, mas já se passaram 55 anos. Ainda acadêmico, foi admitido na General Motors de São Caetano na área de Relações Trabalhistas, um "faz tudo", inclusive preposto da empresa na Justiça do Trabalho acompanhando na maioria das audiências, o saudoso advogado Cassio Mesquita Barros.

Sim, trabalhei em outras multinacionais "da vida", mesmo na área de administração de RH/Relações Trabalhistas mas a advocacia sempre esteve comigo.

Quanto devo a ela na vida profissional? Muito. Não há item que não esteve ela presente oferecendo intuições ou inspirando raciocínios.

E me dando lições nos percalços. É uma profissão empolgante.


Pátio do campus da PUC-SP. Lembranças das descidas apressadas da Monte Alegre sob garoa para não perder o último trem na Barra Funda.




3. BALÃOS - SÁBADO DE FRIO

Eram 7h00 de um sábado desses e de repente se ouve aquela ruído de forte "respiração". Era um balão solitários quase raspando o telhado.











Corri para fotos e consegui uma do "encantado" já a alguns metros acima. 

Ao se afastar já saindo do meu quintal, ele beirou uma tipuana de uns 16 metros.











Por que todo esse significado? 

Porque tenho considerado o planeta de cabeça para baixo tantas as dificuldades, guerras, devastação ambiental irresponsável, violência, falsidades e me deparo com um balão que me obrigou a olhar para o alto. 

Lá no alto estão os mistérios irrevelados mas que alteram o meu sentimento de angústia.


Citação

(*) CENAS DO COTIDIANO (i)