12/09/2021

COTIDIANOS...

Há aqui episódios  e fotos já divulgadas. Estou reunindo todos e as fotos nesta página,


1. QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS SURPREENDEM

Perdi a conta dos seguros de veículos que contratei ao longo dos anos.

Até que, neste ano de 2021, resolvi não renovar o seguro do meu carro. 

Afinal de contas, já passara o tempo, 35 anos sem qualquer acidente de trânsito, o carro saíra de linha este anos mas ainda novo e me perguntava, no que aproveitaria o seguro?

Uns dez dias depois, em estado de graça, numa tarde de quarta-feira, resolvera dar uma chegada no fórum com um processo físico a tiracolo.

Paro no cruzamento tranquilamente, farol vermelho para mim,

Vira verde e vou em frente no cruzamento. Um carro menor passara no vermelho em velocidade. Eu o abolroo com alguma violência. A frente do meu carro, "estourada".  u

Um motorista idoso. Seu carro, já velho é jogada a centímetros de um poste fato que atestava sua velocidade. 

Ele levemente se feriu.

Fiquei um mês sem o carro, mas a família do motorista pagou tudo. apenas lamentando que eu não tivesse o seguro.

Carro pronto, o que fiz? Renovei o seguro e até hoje medito nas circunstância: que tipo de "carma" eu e motorista pagamos um ao outro?

Destaque: quando o farol voltou ao verde, parou ao meu lado um carro cabine dupla. O motorista deve ter percebido a minha desorientação sem celular carregando um volume de processo em papel. Disse:

- Eu vi, ele passou no vermelho.

A partir dai ele tomou as rédeas da situação: ligou para a polícia, para o guincho e tudo foi resolvido. Não pude agradecer. Dias depois, pelo celular não consegui o contato. Parece que ele me havia bloqueado. Mas, de que maneira? Certamente que não queria se envolver em eventual processo judicial.


2. UM CONCEITO ENTRE DEUS E A NATUREZA DE MUITA RELEVÂNCIA




Não tenho lido frase mais expressiva do que essa, proferida pelo astrofísico canadense de Montreal (nascido em 13.07.1932), HUBERT REEVES. 
De minha parte, ligado como sou na ecologia e na preservação ambiental, em 1966 escrevi isto apenas para preencher um espaço numa publicação com diversos poemas:

                                                               PENSE...

Pense nas flores silvestres e se tranquilize, 
Pense na singeleza das árvores e sorria, 
Pense na alegria da passarada, sinta o Criador, 
Pense no céu de doce azul, anime-se, 
Pense nos animais despreocupados, reflita, 
Pense na criança que nasce e confie, 
Pense no sol que brilha e não desanime, 
Pense num amanhã melhor e espere, 
Pense no que a lutar e lute, 
Pense em toda a Natureza 
Não se desespere, 
A Natureza é Deus...



3. LOUCURAS NA COLHEITA DE MAMÕES 

Mamões aqui são colhidos, tanto para consumo próprio como para ração de pássaros que fizeram de uma ameixeira um pensionato cheio de mordomias: diariamente bananas e uns nacos de mamão e vasilha para água e banho.

Já noto que maritacas também estão se utilizando da "pensão".

Então, acho que pela última vez, me aventurei a colher mamões diretamente do pé, cuja altura já superou o telhado.




Daqui para frente os mamões maduros ficarão para os pássaros e um gambazinho atrevido que toda noite nos "assalta" e aqui busca seu jantar. Esse da foto deve ser descendente de outros que por aqui passaram.




4. A CARA RISONHA DAS NOITES

Já falei sobre isto: por muito tempo nas noites quentes esse rosto “desenhado” por galhos da alta tipuana, às vezes sorridentes às vezes sério ao sabor do vento me fez companhia pelas madrugadas naquelas noites quentes.



Mas, como tudo na vida tem seu tempo o rosto, pelas transformações da árvore, se foi.

É preciso ampliar a foto

Só resta a Lua que para mim é um farol inexplicável mesmo que já tenha sido visitada.

Olha só o olho lunar:






5. ROSTOS NA FUMAÇA AO ATAQUE AO "WORD TRADE CENTER"

Essa coisa de ver rostos e imagens em árvores e até nas nuvens constitui-se até um passatempo ocasional de tantos.

O jornal "O Estado de São Paulo" de 4 de setembro estampou a foto abaixo, pela chegada dos 20 anos dos ataques às torres gêmeas de Nova York. (*)

Nela pude ver dois rostos: o da direita uma figura entristecida, resignada; o da esquerda, um rosto "assustador", voltado para a direita.



Uma dupla contraditória entre a resignação e o ódio.

(*) Foto: Sean Adair / Reuters


6. GALERIA: COMUNICAÇÃO SILENCIOSA COM MANIFESTAÇÕES DAS DIVINDADES.

Os tempos são de opressão, de forças obscuras.
Eu me desvio delas por instantes, apreciando estas manifestações:










                                        

Nenhum comentário: